sábado, 3 de dezembro de 2011

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Paranaense lança rede social pioneira de agronegócio
Paranaense lança rede social pioneira de agronegócio
 
A internet tornou-se mais uma ferramenta para aprimorar o agronegócio. Os produtores, cooperativas e outros envolvidos na cadeia podem negociar suas mercadorias ou ainda se unirem para adquirir insumos. A troca de informações também beneficia o segmento e pode ser feito em uma rede social criada especificamente para o agronegócio. Tudo isto está na Tradincom (www.tradincom.com), que está no ar há um mês. O criador da Tradincom é Giovani Locatelli, da Lapa (PR), que deixou o emprego em uma empresa que comercializa soja para montar o site que tem, além da rede social, canal de notícias, grupo de compras e portal de negócios, que atende exclusivamente o setor de commodities agrícolas.

Facilidade -
Diante da própria experiência no mercado, Locatelli quis criar uma ferramenta para facilitar a vida de quem atua neste segmento. "O agronegócio nunca foi merecedor de um espaço de qualidade na internet. Há um ano começamos a desenvolver esta ideia, que é pioneira. É uma maneira de incentivar ‘toda a roda a girar’ no segmento", explica.
    
Perfil gratuito -
A Tradincom oferece um perfil gratuito para usuários e um ambiente restrito para as pessoas ligadas diretamente ao agronegócio. Os participantes podem entrar em grupos de discussões e trocar informações sobre pesquisas e técnicas. "Será também uma oportunidade com o grupo de compras. Os produtores poderão se reunir para comprar equipamentos, insumos, mais baratos. E no painel de negócios serão colocadas as ofertas de feijão, de soja. Como se fosse uma bolsa", esclarece Locatelli. O painel de negócios deve começar a funcionar em breve.
    
Benefícios - Para Gilson Martins, analista da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar - associação que reúne os cooperativistas do Paraná -, uma ferramenta como a rede social voltada especificamente para o agronegócio pode trazer benefícios para a cadeia. "Uma rede social voltada para o agronegócio pode ser bastante positivo, inclusive atuando sobre as novas gerações. Torna-se mais atrativo para manter as pessoas no setor. Existe esta ferramenta moderna e que pode ser um meio de interesse para aglutinar os envolvidos", comenta.

Networking - Martins ressalta a importância do desenvolvimento de networking. Com a Tradincom, o que já ocorre hoje em dia pode ser melhorado, com um maior acesso à informação. O grupo de compras e o painel de negócios podem aproximar ainda mais as cooperativas - tanto as de grande porte quanto as pequenas - e os produtores de maneira geral do mercado. E a rede social pode até ser uma ferramenta para aglutinar os cooperados de uma associação maior. "Em uma cooperativa maior, é mais fácil reunir os cooperados pessoalmente", esclarece Martins.

Witmarsun - A Cooperativa Witmarsun, na cidade de Palmeira, na região dos Campos Gerais, faz parte dos cadastrados na Tradincom. Élcio Antônio Zakrzewski, operador de mercado da cooperativa, destaca que o interesse em fazer parte da rede social do agronegócio partiu da iniciativa ser inovadora. "Deve trazer benefícios para toda a cadeia. Todos poderão colocar seus produtos para comercialização. É uma forma de encontrar mais informação de ofertas e procuras", considera.

Fonte: Ocepar em 02/12/2011

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