sábado, 3 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Cooperativa do Baixo Sul assumirá fábrica de guaraná em Nilo Peçanha

Cooperativa do Baixo Sul assumirá fábrica de guaraná em Nilo Peçanha
 
Os produtores de guaraná da Bahia receberam a notícia divulgada na noite desta sexta-feira, (18), pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, durante a abertura da ExpoInter Guaraná 2011, em Taperoá.

"Conseguimos pactuar com a Fundação Odebrecht, através da Cooperativa de Produtores da Apa do Pratigi, Cooprap, e a fábrica de guaraná que estava fechada há alguns anos no município de Nilo Peçanha vai ser modernizada e colocada em operação", anunciou o secretário em praça pública, já que o auditório da Câmara de Vereadores ficou pequeno para receber a multidão que prestigiou o evento. 

No mesmo ato, o secretário da Agricultura do município, Gerval Teófilo, lançou o concurso “Melhor Guaraná da Bahia”, que terá a primeira versão no próximo ano. A ExpoInter Guaraná, que prossegue até domingo, acontece no período em que se inicia a safra do guaraná na região, e coincide com os festejos em comemoração aos 450 anos de Taperoá.

Até o mês de abril de 2012 o projeto técnico da indústria de guaraná deverá estar concluído, e a Fundação Odebrecht deverá fazer a captação de cerca de R$ 3 milhões, através do BNDES, para equipar, modernizar e colocar a fábrica em funcionamento ainda em 2012. Com a fábrica de guaraná entrando em operação, o município de Nilo Peçanha ganha um complexo industrial. Uma unidade de beneficiamento de piaçava localizada ao lado da fábrica de guaraná vai quadriplicar a capacidade instalada, com novos investimentos da ordem de R$ 3,2 milhões.

O secretário explicou que a participação dos produtores será através das quatro cooperativas que são parceiras da Fundação Odebrecht, às quais todos os produtores de guaraná da região poderão se associar, juntando-se aos cerca de 300 que já são associados destas cooperativas e já produzem guaraná.

"Esta será a primeira indústria de guaraná de porte significativo da agricultura familiar. Estamos estruturando todas as cadeias produtivas, e a do guaraná é uma das consideradas prioritárias", afirmou Salles, destacando que a ativação da fábrica em Nilo Peçanha “é fundamental para a cadeia do guaraná, já que somos o maior produtor do mundo.

Desta forma vamos gerar milhares de empregos em toda a região e agregar valor ao nosso produto, dando sustentabilidade aos agricultores familiares produtores de guaraná, que vendem seu produto atualmente com preços em torno de 40 % menores que os produtores do estado do Amazonas, que possuem indústrias.

A idéia é produzir xarope, entre outros derivados do guaraná, e fornecê-lo a uma indústria peruana de guaraná que está se instalando em Alagoinhas, município que não produz guaraná, mas tem água em abundância. A água representa 90% da matéria prima para produção do guaraná.

A fábrica em Nilo Peçanha vai produzir xarope, pó e todos os derivados, e poderá fornecer matéria prima não só para a indústria de Alagoinhas, mas para todo o Brasil, criando condições de livrar o Estado de continuar importando o xarope produzido em Manaus.

Em seus pronunciamentos, o prefeito e o vice-prefeito, Toinho do Banco e Norival Vieira, respectivamente, ressaltaram a parceria de resultados que tem acontecido entre o município de Taperoá e o governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura.

Após a abertura oficial da ExpoInter Guaraná 2011 foi realizado o concurso para escolha da Garota e do Garoto Guaraná, tendo entre o corpo de jurados o secretário Eduardo Salles e o Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, convidados juntamente com outras autoridades. Concorreram oito lindas garotas e três garotos, empolgando a multidão. O "Grupo Recicle Dancing" e a Fanfarra de Taperoá fizeram apresentações dentro da programação cultural do evento.

Fonte: Portal Bahia Já em 02/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.