terça-feira, 1 de maio de 2012

Cooperativismo

Sescoop trabalha na consolidação nacional de dados do monitoramento
Dados vão possibilitar a construção de um diagnóstico completo sobre a realidade do sistema cooperativista
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está em fase de consolidação das primeiras informações enviadas pelas unidades estaduais após a fase de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento, realizada no final de 2011 e início de 2012. Por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), está sendo possível reunir dados relevantes para nortear as próximas ações da instituição no que diz respeito às áreas de formação, planejamento e monitoramento.

“Uma das grandes dificuldades vivenciadas pelo sistema até hoje era o fato de não conseguirmos visualizar e dar visibilidade às ações realizadas pelas unidades estaduais”, relata a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. De acordo com a gestora, a aplicação da ferramenta dará maior evidência aos trabalhos desempenhados pelos estados, “auxiliando, inclusive, o desenvolvimento de ações voltadas aos objetivos constantes do planejamento estratégico da instituição”.
O funcionamento é bem simples. Junto com as orientações sobre como aplicar o PAGC, as UE’s receberam uma ferramenta, chamada de instrumento consolidador. Nele, estão contidos os dados sobre o que era previsto realizar no período, e as lacunas a serem completadas com o que efetivamente foi realizado. De acordo com o cronograma estabelecido pelo programa, as UE’s têm até o dia 15 de cada mês para enviar as informações referentes ao mês anterior. “A unidade nacional, então, de posse desses dados, consolida-os, formando um diagnóstico final, completo, da realidade do sistema cooperativista. Com isso, é possível dar um feedback às UE’s, fortalecendo a autogestão do Sistema, o desenvolvimento do planejamento estratégico do Sescoop e as atividades de monitoramento”, complementa a gestora.
Outra atividade prevista é a construção do Cadastro Nacional de Cooperativas. Paralelamente ao trabalho de consolidação dos dados provenientes do monitoramento, o Sescoop está trabalhando, também, na elaboração de uma política de utilização das informações, que será adotada quando o Cadastro estiver pronto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.