terça-feira, 1 de maio de 2012

Cooperativismo

Especialista alemão palestra para alunos da Escoop

Especialista alemão palestra para alunos da EscoopOs alunos do curso da graduação em Gestão de Cooperativas da Escoop tiveram na última quinta-feira, dia 19 de abril, palestra com o especialista alemão Albert Grosse Frie, que abordou recentes processos de fusão entre cooperativas de laticínios na Alemanha. O trabalho ocorreu dentro da disciplina de Direito e Legislação Cooperativa, ministrada pelo professor Mario de Conto, coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo da Escoop.

A palestra tratou dos processos de fusão entre as duas maiores cooperativas de laticínios da Alemanha, e está inserida no contexto do projeto de cooperação firmado entre o SESCOOP/RS e o Ministério da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha (BMELV) e executado pela Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV).

Grosse Frie discorreu sobre as visitas que efetuou de 16 a 19 de abril em seis cooperativas de laticínios do Rio Grande do Sul, com o objetivo de conhecer a estrutura e as potencialidades das cooperativas gaúchas no que se refere ao setor de lácteos. Ele visitou as cooperativas Piá, Santa Clara, Cosuel, CCGL, Cosulati e Languiru.

Prestigiaram também a aula o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt.

Currículo Albert Grosse Frie

Formado como especialista na área de laticínios no Oelde laticínios. Trabalhou na empresa de laticínos Oelde e Rhade. De 1968 a 1969 - Mestrado na área de laticínios na Faculdade de laticínios em Krefeld. De 1969 a 1970 - realizou um a especialização em administração de empresas no instituto de gestão e pesquisa da agropecuária federal. De 1970 a 1974 - atuou como técnico administrativo e diretor de RH na empresa Bielefeld-Herford de laticínios. A partir de 1981, foi membro do conselho executivo da Milchwerke Münsterland eG, depois Humana Milchunion eG, através da fusão da A Ahlen-Tönnieshäuschen e da fazenda leiteira em Münster. O objetivo de sua visita no RS é conhecer a estrutura do setor laticínios no RS, assim como conceitos de cooperação (entre cooperativas processadoras de leite no RS e possivelmente com a Alemanha – DMK, Deutches Michkontor, por exemplo, para a produção industrial de sorvetes).

Fonte: Luiz Roberto de Oliveira Junior - Ocergs em 25/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.