sábado, 5 de maio de 2012

Cooperativismo

Formação que aproxima ainda mais Cooperado e Cooperativa

Formação que aproxima ainda mais Cooperado e CooperativaA Cresol Base Metropolitana, realizou nos dias 02 e 03 de maio a primeira etapa de formação dos animadores do programa de formação de base, que compõe o Cresol Comunidade.

O evento aconteceu na pousada Betânia em Curitiba, contou com a presença de aproximadamente 40 cooperados e conselheiros das cooperativas de Cerro Azul, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Cruz Machado, Lapa, Contenda, Castro e são João triunfo.

Os presentes debateram assuntos referentes ao atual cenário do Brasil e do cooperativismo, com o diretor presidente da Cresol Baser Vanderley Ziger, origens princípios e evolução do cooperativismo abordado pelo Eng. Agrônomo Ari de David, ainda Valdemiro Kreusch falou sobre o cooperativismo e organização da Copasol (cooperativa de comercialização) na região Vale do Ribeira. Os presentes participaram ativamente de todas as exposições e conheceram todos os programas institucionais estratégicos do sistema CRESOL.

Os animadores saem desses dois dias de estudo com a perspectiva de voltar mais vezes para formação continuada e depois desenvolverem atividades junto a suas comunidades envolvendo o quadro social da CRESOL e demais interessados para debaterem assuntos que contribuem para o desenvolvimento local e conhecimento sobre o cooperativismo.

A base regional é a grande responsável e animadora de todos os programas institucionais estratégicos do sistema CRESOL em sua região de atuação, construindo Junto a sua base social programas que atendam as demandas e necessidade de formação e inclusão social dos associados. O envolvimento dos diretores e associados nestes momentos de formação gera desenvolvimento e construção de um projeto sólido para agricultura familiar, a partir do cooperativismo solidário.

A Cresol chega até a comunidade de seus cooperados através do programa CRESOL COMUNIDADE.

Cresol Comunidade

Objetivos:

• Atingir 25% do quadro social, em dois anos após a formação.
• O Programa de Formação de Base na Instituição será permanente.
• A cada ano o grupo poderá acolher novos participantes ou constituir grupos novos.
• Os grupos se constituirão nas comunidades.
• Os encontros acontecerão de acordo com a possibilidade da cooperativa.

O programa deverá formar:

- Sócios envolvidos com a Cooperativa.
- Debater o modelo do cooperativismo solidário.
- Contribuir com o desenvolvimento local/regional.
- Formação de novas lideranças.

Fonte: Cresol em 04/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.