sábado, 5 de maio de 2012

Cooperativismo

Sescoop/PE premia vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Sescoop/PE premia vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo CooperativistaO evento aconteceu na quarta-feira (25/04) e abriu os trabalhos da AGO da OCB/PE. Estiveram presentes à mesa de abertura, para a celebração, o presidente do Sistema OCB-Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a jornalista Graça Prado, representando o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, parceiro do prêmio, o jornalista Arijaldo Carvalho, o vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Agropecuário, Elenildo Arraes, e Anayra Maltez, presidente da Uniodonto Recife e membro do Conselho de Administração do Sescoop/PE.

No início dos trabalhos, o presidente falou sobre a importância do prêmio, uma iniciativa que já é adotada por outras unidades do Sescoop no País, e que tem o objetivo de valorizar e estimular a produção de matérias jornalísticas sobre o cooperativismo pernambucano. O resultado foi publicado na última sexta-feira (20 de abril), no Diário Oficial da União, e está disponível também no hotsite pernambucocooperativo.coop.br/premio. No evento, o vencedor de cada categoria recebeu um troféu alusivo, além de fazer jus a um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00, a ser depositado em conta.

A primeira a receber o troféu, uma réplica da marca do prêmio, entregue por Elenildo Arraes, foi a jornalista Vanessa Cortez, que produziu a matéria “Crescimento do cooperativismo em Pernambuco”, veiculada na TV Jornal, em 19 de agosto de 2011. “Inicialmente, procuramos mostrar o que é uma cooperativa, para que serve e como funciona, já que muita gente ainda não conhece e nós, como jornalistas, temos o papel de mostrar”, afirmou. A reportagem, que contou com a participação de Demétrio Araújo, responsável pelas imagens, e com a repórter Fabiana Maranhão, focou o papel social e econômico das cooperativas, tomando como exemplo uma cooperativa de panificadores, cujos cooperados se unem para comprar insumos mais baratos. “Devemos sempre partir do princípio de que nem todo mundo sabe de tudo e, muitas vezes, as pessoas tem boas ideias, tem bons negócios, mas elas não sabem como se juntar para fazer a proposta deslanchar. Nesse contexto, o cooperativismo é uma boa saída.”, concluiu.

Monaliza Brito, vencedora da categoria Mídia Impressa, que inclui jornais e revistas, conquistou o 1º lugar do prêmio com a matéria “Ex-ministro prevê o Brasil liderando o cooperativismo mundial”, publicada na edição de agosto de 2011 da revista Movimentto. O prêmio foi entregue pela superintendente da OCB/PE e do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa. A jornalista também falou sobre o processo de desenvolvimento da matéria: “Na época, recebi um convite do editor da revista para cobrir o evento da visita do ministro Roberto Rodrigues ao Recife, que iria falar justamente sobre o tema do cooperativismo. Fomos conferir o que ele tinha para falar e acabamos achando o tema muito interessante, o que acabou rendendo uma matéria bacana” afirmou. A vencedora acredita que é importante os jornalistas divulgarem matérias sobre o segmento “para levar às pessoas o conhecimento sobre o que é cooperativa, para que a sociedade saiba o que ela traz de positivo, não só para os cooperados, mas para o público em geral, que está consumindo os produtos daquela cooperativa”, concluiu.

Por fim, houve a premiação do vencedor da categoria Radiojornalismo, Everson Teixeira, com a série de reportagens “Cooperativismo: um jeito certo de fazer negócio”, veiculada na Rádio Jornal, em 11 de dezembro de 2011, que, por estar viajando, foi representado no evento por Elton Ponce e Erick França, parceiros no processo de desenvolvimento da matéria. Eles receberam o prêmio das mãos de Anayra Maltez, membro do Conselho de Administração do Sescoop/PE. Everson Teixeira explicou, por e-mail, como foi feita a matéria: “A princípio pensamos em falar sobre cooperativas de reciclagem, que são as mais conhecidas. Mas, ao analisarmos as cooperativas que são filiadas à OCB/PE, verificamos que existem outras cooperativas de diversos Ramos de atividade. Então, pensamos em primeiro falar sobre a história do cooperativismo e ter como personagem uma cooperativa de sucesso no Estado. Foi então que chegamos na Cooperativa do Agronegócio dos Associados da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF), a entidade faz parte da Associação dos Fornecedores de Cana que se aproxima dos 70 anos de existência, além de ser uma entidade bem tradicional no Estado. Fizemos três matérias, que contou um pouco da história do cooperativismo, a experiência da COAF e as vantagens de se filiar a uma cooperativa. O título da matéria surgiu no final, quando descobrimos que o cooperativismo é um jeito certo de fazer negócio”, afirmou. O jornalista ainda falou sobre a importância da divulgação do tema. “Gostaria que as pessoas soubessem mais sobre a forma de fazer negócio que as cooperativas desenvolvem. A definição da ONU, de colocar este ano como o ano das cooperativas, só faz reforçar a importância desse tipo de entidade na sociedade mundial. O bem em comum é o foco principal das cooperativas, e essa ideia deve ser mais divulgada pela imprensa”, frisou.

A entrega do Prêmio de Jornalismo Cooperativista integra a programação do Sistema OCB-Sescoop/PE pela celebração do Ano Internacional das Cooperativas.

Fonte: OCB-Sescoop/PE em 03/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.