domingo, 18 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Sete cooperativas atuarão na Ponta Negra com concessionária que explorará área de lazer
 
Sete cooperativas atuarão na Ponta Negra com concessionária que explorará área de lazer
 
O acordo foi fechado nesta quinta-feira (15), entre o diretor presidente do Grupo Uai – do qual a Piu Invest faz parte - Elias Tergilene, os presidente da Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Cocpone), Wollder Souza, e do sistema OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães, bem como representantes das outras entidades que participarão do consórcio

Sete cooperativas vão explorar e administrar uma parte da Ponta Negra em parceria com a empresa Piu Invest Empreendimentos e Incorporações S/A, vencedora da licitação para a concessão dos quiosques, bares e restaurantes instalados no Complexo de Lazer da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, pelos próximos 20 anos.

Segundo o presidente da Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone), Wollder Nogueira de Souza, as negociações para a definição dos valores que serão cobrados devem seguir até amanhã (16/12) e, na próxima quinta-feira (22/12), será realizada uma assembléia com os permissionários para a aprovação ou não do mesmo. “Mesmo com a primeira fase da Ponta Negra sendo entregue dia 23, não precisaremos estar atuando nesta data, até porque, nós, da Coocpone, vamos trabalhar na praia artificial que será feita atrás do anfiteatro, e que ainda não está pronta”, frisou.

O acordo foi fechado nesta quinta-feira (15), entre o diretor presidente do Grupo Uai – do qual a Piu Invest faz parte - Elias Tergilene, os presidente da Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Cocpone), Wollder Souza, e do sistema OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães, bem como representantes das outras entidades que participarão do consórcio.

Além da Coocpone, o grupo é integrado pelas Cooperativas de Comunicação do Amazonas (Coopcom), Tipiti de Músicos, dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (CoopCandaf), Golfinho Rádio Táxi, Amazonense de Artesanato (Copamart), Associação de Expositores de Artesanato da Ponta Negra (AEAPN) e de Empreendedores do Turismo da Amazônia (Coopetam). Mas, a direção do grupo Uai disse que o espaço está aberto para outras entidades.

Na reunião, Tergilene também anunciou que o acordo será estendido para outras operações do grupo em Manaus como São José Shopping, Terminal Hidroviário de Manaus e Bothline (na área do centro antigo da cidade). A intenção é criar uma feira de artesanato na Zona Leste, com a mesma estrutura de serviços. Outra inovação do contrato será a implantação de uma linha de transporte fluvial direta do Porto até a Ponta Negra.

A inauguração da primeira etapa das obras, no trecho que vai do Tropical Hotel ao anfiteatro, vai acontecer no dia 23, mas as cooperativas já estão elaborando um planejamento emergencial para o período natalino. “Não podemos perder o Natal. Temos de criar uma ação imediata para fazer receita nesta data. Mas, com organização e respeito à sociedade”, cobrou Elias Tergilene.

O presidente da Cocpone, Wollder Souza, explicou que essa parceria se concretizou com a ação realizada com o sistema OCB/Sesscoop-AM, que garantiu apoio jurídico para que os associados da Cooperativa pudessem formalizar um consórcio com uma empresa privada visando participar da licitação municipal.

Petrúcio Magalhães anunciou os cooperados terão apoio técnico do Sebrae e do Senac para treinamento e capacitação empresarial. “Este acordo se tornou no maior empreendimento social do mundo, pelo fato de ser uma parceria que não existe em nenhum lugar. Trata-se de um investimento econômico com responsabilidade social. São sete cooperativas trabalhando para o desenvolvimento sustentável e humano na sociedade”.

Fonte: Jornal A Crítica - Manaus em 16/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.