terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Notícias

Agricultores familiares de Sento Sé investem na cultura da mamona
Com a confirmação da mamona como matéria-prima para fabricação do biodiesel e o aumento constante do valor agregado à semente, cerca de 40 agricultores familiares de Sento Sé aderiram ao cultivo, expandindo a produção para além da tradicional cultura da cebola. A área inicial plantada é de 40 hectares.

Para melhorar os níveis de produção e produtividade da cadeia da oleaginosa, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), intensificou as ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) na área. O objetivo é ajudar a gerar renda extra para as unidades familiares envolvidas na atividade, melhorando assim a qualidade de vida destes pequenos agricultores.

A empresa também transferiu para a área rural de Sento Sé tecnologias que permitem o desenvolvimento sustentável da cultura, a exemplo da variedade MPA11, desenvolvida pela própria EBDA, e está utilizando apenas sementes que atendem às determinações fiscalizadoras do Ministério da Agricultura (Mapa).

De acordo com o gerente regional da EBDA, em Juazeiro, Osvaldo Lopes, a empresa vem realizando junto aos agricultores familiares atividades periódicas de capacitação, que tem como foco ações voltadas para o biodiesel, tais como unidades demonstrativas e de observação de oleaginosas, dias de campo, encontros regionais sobre a cadeia produtiva do biodiesel e visitas técnicas.

A mamona tem um ciclo de 90 dias e a previsão é de colher em junho uma safra de 60 toneladas de sementes prontas para serem comercializadas. “Para atingir esse volume, a EBDA enfatizou, durante as capacitações, a importância de um bom local para produção das sementes”, disse Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.