domingo, 18 de dezembro de 2011

Economia Solidária

Cubatão: Prefeitura comemora sucesso como incubadora de economia solidária
 
O fomento à economia solidária conduzido pela Prefeitura vem sendo elogiado por especialistas da Secretaria Nacional de Economia Solidária, com quem a titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (Semcis), Karina Cruz Gonçalves, conversou a respeito, segundo disse. Ela frisou que a Administração desempenha o papel de incubadora e nisso tem sido bem sucedida. Na Cidade, há três estabelecimentos que funcionam em sistema solidário. São eles: dois cafés, um na Vila Nova e outro no Centro, e um restaurante neste bairro. Há ainda, acompanhada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), a oficina de costura, cujos membros trabalham em sistema de cooperativa.

Café Solidário foi o nome dado às duas lanchonetes. A primeira delas foi inaugurada na Praça Portugal no Centro, e a outra na Praça Nossa Senhora de Fátima, na Vila Nova. O consumidor, além de contar com lanches rápidos, salgados, sanduíches, bolos e bebidas em geral, é, na segunda delas, contemplado com refeições quentes.

Karina Cruz Gonçalves explicou que os empreendimentos solidários constam de fonte de geração de renda, que visam a captar mão-de-obra não absorvida pelo mercado de trabalho. Objetivam a colocação profissional assim como o desenvolvimento de atividades alternativas. Ensinar a pescar e a caminhar com as próprias pernas constitui uma das principais orientações da Semas, que tem na Fábrica da Comunidade, central de cursos gratuitos, onde funciona a Oficina de Costura, um de seus pilares.

Em breve, mais um - Adiantou que mais um empreendimento deverá ser criado no Centro da Cidade, em local que vem sendo estudado. Um exemplo que vem dando certo é o restaurante Sabor Solidário, no térreo do Paço Municipal. Cada vez mais sortido de lanches, oferece também almoço com cardápio variado. Atuam no balcão a coordenadora do programa de Geração de Renda Solidária da Semas, Eliana Timóteo e Dulcinéa Aparecida Batista de Oliveira Gomes, que também divide ocupações com Maria de Lourdes da Silva. Esta fica nos bastidores do restaurante, voltada para o toque especial dos quitutes que não são poucos, entre bolos diversos, salgados e sanduíches.

Capacitações – Neste ano, o Município sediou treinamentos e participou de encontros em outras cidades e Estados. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) promoveu a Oficina do Centro de Formação em Economia Solidária para Gestores públicos, empreendednores e fomentadores (empresas e entidades). Em maio, foram 16 horas de capacitação, que incluiu a palestra do sindicalista Derly de Carvalho, bem sucedido na implantação de empreendimentos solidários em Porto Alegre, na Administração do Prefeito Olívio Dutra (PT).

Reciclagem de lixo - O Município também vem estendendo seu apoio às cooperativas de reciclagem de lixo, fornecendo equipamentos, a exemplo de prensas aos catadores organizados, e cedendo espaços para a seleção dos diferentes tipos de material. Trata-se de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura de Cubatão: Maria Cecilia de Souza Rodrigues. MTb 16561. em 15/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.