sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Notícias

Agricultores defendem em Petrolina continuidade da construção de cisternas



 
 

Milhares de agricultores e integrantes das organizações – a organização fala em mais de 5 mil - participaram na manhã desta terça-feira (20) de um ato público pela continuidade das ações da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), entre eles o Programa Um Milhão de Cisternas. A mobilização teve início na orla de Juazeiro onde agricultores de dez estados que chegaram em comitivas foram reunidos e seguiram em marcha pela Ponte Presidente Dutra. A caminhada dos agricultores interrompeu por cerca de uma hora o trânsito na ponte que liga Juazeiro a Petrolina.

Em Petrolina, a concentração aconteceu na Praça Dom Malan onde foram montadas tendas para abrigar os agricultores e um palco onde foram feitos pronunciamentos por representantes dos agricultores. A mobilização foi motivada por declarações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que indicam o fim da parceria do governo federal com a ASA, como a suspensão do repasse de R$ 120 milhões que iria beneficiar 165 mil pessoas. O compromisso no repasse dos recursos foi firmado, pelo MDS, através do Diário Oficial da União do dia 17 de agosto deste ano. Este recurso, segundo a ministra do MDS Tereza Campelo, foi empenhado para governos estaduais executarem as metas do Programa Água para Todos.

“O governo federal diz que agora vai mudar a estratégia e construir cisternas via governo do estado, via município, nós não somos contra, não disputamos com o Estado, o problema histórico do Semiárido é a falta do Estado, da politica publica, então ampliar uma politica é importante, mas estranho romper com a ASA que criou esse programa e tem uma atuação significativa e premiada mundialmente”, analisa o coordenador nacional do programa Uma Terra e duas Águas, Antônio Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.