quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cooperativismo

Coopertinga: trabalho, desenvolvimento e prosperidade
Produtividade e desenvolvimento sustentável são alguns dos norteadores percorridos pela Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga (Coopertinga). Criada em 1990, a entidade reúne 82 cooperados, é referência na região e alavanca do desenvolvimento econômico e social do município de Formoso, no noroeste de Minas Gerais (MG).

Da tecnologia de ponta, passando pelo asfalto até os cuidados com o meio ambiente, tudo gira em torno da ação cooperativista local. São diversas conquistas que só chegaram à comunidade por intermédio da Coopertinga, responsável, por exemplo, por 38 km de asfalto da estrada que dá acesso à BR-020. A obra foi executada em parceria com o estado de Goiás, que hoje cuida de sua manutenção. O provimento de acesso à internet possibilitou a inclusão digital dos 400 alunos atendidos pela escola rural do complexo, além dos moradores de outras 20 propriedades vizinhas.

Com um faturamento de R$ 72 milhões por ano, a cooperativa responde por mais de 70% da movimentação econômica do município, o que garante retorno aos cerca de oito mil habitantes da cidade e emprego para mais de mil trabalhadores.

A preocupação com o meio ambiente é uma das características da cooperativa. Localizado em pleno cerrado brasileiro, o complexo de cultivo reúne 77 propriedades que, juntas, produzem uma safra anual superior a 115 toneladas de café, laranja, feijão, soja, milho e sorgo. A área plantada nos mais de 20 mil hectares é monitorada pelo departamento de Meio Ambiente da cooperativa, garantindo, assim ,a preservação das nascentes, o reflorestamento das áreas degradadas e 100% de certificação das propriedades no que diz respeito às exigências do licenciamento ambiental.
 
“A Coopertinga possui uma área própria reflorestada com eucalipto, onde é extraída a madeira destinada às fornalhas dos secadores de grãos, o que permite manter a vegetação nativa atual intacta. Visando diversificar a produção, alguns cooperados também estão realizando reflorestamento de eucalipto”, orgulha-se o diretor presidente da cooperativa, Irineu José Balbinot.

Além disso, a Coopertinga desenvolve trabalhos voltados para o monitoramento de rios, proteção de nascentes, além do recebimento de embalagens vazias para reciclagem (atendendo à disposição legal contida no Decreto 4.074/2002).


Fundação: 1990
Cooperados: 82
Faturamento: 72 milhões por ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.