sábado, 12 de maio de 2012

Cooperativismo

Juros em baixa, cooperativismo de crédito em alta               
 
Juros em baixa, cooperativismo de crédito em altaRepresentantes e delegados das cooperativas de crédito no estado aprovaram a política de governança corporativa para o sistema organizado pela Central das Cooperativas do Estado de São Paulo (CECRESP) no último sábado. Lideranças do cooperativismo de crédito estiveram reunidas no teatro do Novotel Jaraguá – São Paulo Conventions - em assembléia anual que discutiu também as recentes estratégias do governo para pressionar a queda dos juros cobrados pelos bancos comerciais no Brasil.

O planejamento estratégico da central prevê investimentos em tecnologia, treinamento e ações de comunicação e marketing para atender a crescente demanda de pessoas que buscam os benefícios proporcionados pelas cooperativas de crédito. Atualmente o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) reúne 14 cooperativas centrais, presentes em 20 estados da federação e mantém 1747 pontos de atendimento cooperativo.

Segundo Manoel Messias da Silva, presidente por quatorze anos do Conselho de Administração do Sicoob Central Cecresp, o cooperativismo está à frente da queda dos spreads bancários, reafirmando característica do setor que, por sua própria natureza, está naturalmente comprometido com o desenvolvimento sustentado das comunidades em que atua, e saúda a iniciativa do Governo Federal por estimular a redução do spread bancário.

Por serem também donos de sua própria instituição financeira, e pelo fato de as cooperativas de crédito não visarem ao lucro, os cooperados usufruem de produtos e serviços com preços aquém dos praticados no mercado, independentemente do tempo de relacionamento e do volume de sua movimentação financeira.

Além disso, ao final de cada exercício, as sobras produzidas durante o ano são devolvidas aos associados proporcionalmente às operações que realizarem no período, reduzindo ainda mais os preços pagos pelos usuários.

Sicoob – Crediacisc

Fundada em 2005 por membros da associação comercial da cidade, a Cooperativa de Crédito Mútuo de Micros e Pequenos Empresários e Microempreendedores de São Carlos (Crediacisc) é uma das cooperativas que atende o desejo das pessoas interessadas em produtos e serviços bancários com taxas competitivas, tarifas reduzidas e menor burocracia. A nova política de governança corporativa no sistema Sicoob conduz a cooperativa de crédito de São Carlos para um processo crescente de profissionalização.

Hercílio Antonio de Carvalho, diretor presidente da diretoria executiva desde o início das atividades, explica que para comportar o crescimento do seu quadro de cooperados foi necessário segregar as competências entre o conselho de administração e a diretoria executiva. “Essa nova forma de governança é alinhada à política nacional do nosso sistema e permite que um grupo trabalhe na expansão orgânica da cooperativa e outro se dedique aos melhores negócios para os cooperados”.

A participação do delegado por São Carlos na assembléia anual registra a importância que a Crediacisc dá ao ano de 2012, estabelecido pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional das Cooperativas.

“No ano passado reforçamos a equipe de atendimento e investimos em tecnologia. Nesse ano aprovamos um orçamento adequado às metas presentes no plano estratégico do sistema. É um ano de crescimento do quadro de cooperados, estimulados por essa busca dos correntistas por taxas e tarifas mais baixas. O que os bancos oficiais estão fazendo agora nós já disponibilizamos há anos” afirma Marcos Alberto Martinelli, um dos fundadores da Crediacisc e representante da cooperativa na última assembléia.
Fonte: Martinelli em 10/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.