domingo, 4 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Programa da TV Globo destaca Cooperart Poti
 
Programa da TV Globo destaca Cooperart Poti
 
A Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poti, na capital do Piauí, será destaque no Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Rede Globo. A reportagem sobre a instituição será veiculada no próximo domingo, 04 de dezembro.

As ceramistas da Cooperart Poti serão as personagens da matéria que dará destaque à produção de peças em argila do Pólo Cerâmico do Poti Velho. No programa, será ressaltada a melhoria de vida dessas mulheres, que antes dependiam dos maridos, pescadores do rio Poti, para sobreviver. Através do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, elas conquistaram independência financeira e hoje contribuem para o sustento da família.

O Sebrae desenvolveu diversas ações de capacitação, que contribuíram para a atividade cerâmica na região. As antigas donas de casa transformaram-se em competentes e bem remuneradas artesãs. Atualmente, o Polo Cerâmico possui vinte e sete lojas, a maioria sob o comando de mulheres. Uma das primeiras capacitações oferecidas pelo Sebrae teve como instrutora a artista plástica piauiense Kalina Rameiro. A partir daí, as artesãs aprenderam técnicas de design e passaram a utilizá-las na produção de potes, vasos, bijuterias e objetos decorativos.

As mulheres da Cooperart Poti produzem 600 peças por mês, que são comercializadas no Polo Cerâmico e em feiras organizadas pelo Sebrae. A instituição orienta as cooperadas a criarem peças de fácil manuseio e transporte para atender à demanda do mercado. Cada artesã fatura cerca de R$ 500 reais por mês com a venda dos produtos peças em argila.

Para a presidente da Cooperart, Raimunda Teixeira, a divulgação na mídia nacional é um grande reconhecimento. “Ficamos muito felizes. É um trabalho que tem dado resultados positivos. Serve como exemplo de cooperação, mostrando a garra e a presença das mulheres no mercado, além de ser uma importante divulgação da cooperativa”, comenta.

A Cooperart Poti teve início em 2006, com vinte participantes. Atualmente conta com quarenta pessoas trabalhando diretamente na produção, todas capacitadas pelo Sebrae no Piauí. A entidade foi selecionada no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, sendo reconhecida como uma das cem melhores unidades de produção do país. A premiação tem como objetivo incentivar os artesãos a melhorarem a gestão e a utilizarem técnicas de sustentabilidade nos seus negócios.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Piauí em 02/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.