terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Notícias

Feira de produtos orgânicos é lançada em Petrolina



A preocupação com uma alimentação saudável está cada vez mais presente na rotina das famílias brasileiras. Na região do Vale do São Francisco também cresce a demanda por produtos sem agrotóxicos e é com base nisso que, a partir do próximo domingo (04), os moradores de Petrolina e cidades vizinhas poderão encontrar no bairro Areia Branca a 1ª Feira Permanente de Frutas e Hortaliças Orgânica do Vale.
O objetivo do espaço é fornecer produtos de 16 agricultores que participaram de um processo de treinamento e adaptação para o cultivo sem nenhuma intervenção de agrotóxicos. Nesta quinta-feira (01), no Workshop Certificação e Segurança dos Alimentos, a Feira foi lançada oficialmente com a participação de pesquisadores, estudantes e diversos produtores.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Osnan Ferreira, existia um apelo muito grande dos consumidores por esses produtos e os agricultores não conseguiam se organizar para essa atividade. “Foi um trabalho de mais de três anos de orientação, treinamento para que isso se concretizasse”, comentou. Vai acontecer uma fiscalização constante para certificar ao consumidor que está levando para casa um produto com qualidade e livre de agrotóxicos.

Para o engenheiro, os preços não serão muito diferenciados dos oferecidos na feira do bairro. “Por exemplo, se uma alface convencional custa R$ 1,50, uma orgânica custará R$ 1,90”. O acréscimo é provocado pela mão-de-obra que é solicitada para os cuidados com esse tipo de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.