domingo, 4 de dezembro de 2011

Cooperativismo

Mais um passo para a criação de cooperativa de turismo das Jovens Lideranças Cooperativistas
 
Mais um passo para a criação de cooperativa de turismo das Jovens Lideranças Cooperativistas
 
No dia 18 de novembro foi dado mais um importante passo no processo de consolidação para a criação de uma cooperativa de turismo que está nascendo a partir da união de jovens participantes da terceira turma do Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas, do Sescoop/RJ. Foi uma palestra sobre a cadeia produtiva do turismo, realizada no auditório do Sistema OCB/Sescoop-RJ, proferida por Jonathan Van Speier, doutor em desenvolvimento sustentável com foco em turismo.


A primeira ação da atual gestão do Sistema OCB/Sescoop-RJ foi, justamente, participar da formatura destes jovens, realizada em maio de 2011, na cidade de Mendes. Além disso, eles serão os primeiros a serem inseridos no programa de incubadora de cooperativas em 2012.


Participaram da abertura da palestra o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, as consultoras Patrícia Leal e Georgette Karlin, o instrutor Luiz Carlos Pimenta, os professores José Mauro dos Santos e Adelina Salles, e o gerente da Cremendes, Luis Eduardo. A Cremendes é a cooperativa de crédito que está apoiando esta turma de jovens desde o início de sua formação educacional.


"Trouxemos especialistas no assunto porque entendemos que alguns passos importantes precisam ser dados para capacitar estes jovens, pois este é o papel fundamental do Sescoop/RJ. Acreditamos neste modelo de treinamento para o desenvolvimento educacional e profissional do cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro", frisou Marcos Diaz.


Jorge Barros lembrou que em 2012 será desenvolvido um workshop no segmento turismo para o desenvolvimento das cooperativas no Estado do Rio de Janeiro. "Este encontro é um sonho que está iniciando a sua concretização. Esta palestra é o primeiro passo de um grande projeto para desenvolver o cooperativismo de turismo no Rio, fazendo parte de um esqueleto maior, que é a capacitação plena", disse.


Luiz Carlos Pimenta ressaltou que este projeto tem início, meio e fim. "O objetivo maior é criar a cooperativa e fazer com que ela tenha representatividade no cenário do turismo estadual. Será a primeira com este foco naquela região", destacou.


O palestrante, Jonathan Van Speier, PhD pela University of Southern California, transcorreu por diversos aspectos culturais e técnicos necessários para a consolidação de uma cooperativa e fez a ligação entre as características do turismo, a cadeia produtiva do setor, o objetivo geral de uma cooperativa deste ramo e o sistema de desenvolvimento sustentável.


"Foi uma apresentação com perspectiva abrangente, pois os participantes possuíam uma visão extremamente local. É importante eles conhecerem o mercado onde futuramente irão atuar e quais as características e possíveis armadilhas que, provavelmente, irão enfrentar", disse o instrutor, que também é formado na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


As consultoras Patrícia e Georgette participarão, em um segundo momento, de treinamento que acontecerá na cidade de Mendes a este grupo de 20 jovens, com foco no empreendedorismo, inovação e na gestão do conhecimento, para auxiliar na conquista de resultados concretos.


Os primeiros na incubadora


Este grupo de jovens cooperativistas serão os primeiros a serem inseridos, em 2012, no programa de incubadora de cooperativas, o Projeto Fazendinha (centro de educação, formação e capacitação de empreendimentos com inovação e lideranças cooperativas), que é uma parceria do Sistema OCB/Sescoop-RJ com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).


A incubadora de cooperativas Dr. Octávio Mello Alvarenga funcionará em um espaço dentro do Projeto Fazendinha, destinado ao desenvolvimento de empresas cooperativas dos 13 ramos de atuação, e será um campus avançado do Sistema OCB/Sescoop-RJ para a realização de projetos com eixo no tripé empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Fonte: Leonardo Poyart - Montenegro Comunicação, Assessoria do Sistema OCB/Sescoop-RJ em 30/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.