sábado, 10 de dezembro de 2011

Economia Solidária

Conselho Nacional de Economia Solidária realiza mais uma reunião
               
Conselheiros e Conselheiras de Economia Solidária estiveram reunidos em Brasília no final do mês de novembro, entre os dias 22 e 23. Dia 22 ocorreu o Seminário “O desenvolvimento brasileiro: conjuntura, perspectivas e desafios" ministrado pelo Presidente do IPEA, Márcio Poschmann. Durante o seminário foi realizada uma avaliação das ações da economia solidária em parceria com prefeituras e organizações da sociedade civil que tem oportunizado a pessoas excluídas, por meio do associativismo, sua inclusão em políticas governamentais e com isso possibilitado aos beneficiados a superação da extrema pobreza.

No dia 23 ocorreu a reunião do CNES. A pauta principal da reunião, a reestruturação do Conselho, foi encaminhada para o próximo encontro, agendado para março/2012. A pauta debatida foi o PPA em seu plano de ação, com falas do Ministério do Planejamento e Secretaria Geral. Ainda foi informado que haverá mais um curso de formação de conselheiros no início de 2012, e um 3º encontro do Fórum Interconselhos.

Ainda durante o dia 23 o FBES conseguiu apresentar o balanço das audiências e protocolar os 8 pontos de pauta do CNES com a presidência. Daniel Tygel apresentou as proposta de adaptação da II CONAES no projeto de lei (PL).Foi informado durante esse momento que não passou pelo MTE a proposta do recurso do FAT estar no fundo e a Senaes ficou de enviar aos conselheiros a proposta de texto do PL que já está na Casa Civil. Foi encaminhado ao Comitê Permanente do CNES que faça o debate sobre a proposta de alteração da lei para depois enviar para o Congresso. Jerônimo/SDT-MDA se comprometeu a utilizar a capilaridade do MDA para a campanha pela lei, assim como a Senaes pelas SRTEs.

Além dessas pautas, foi apresentado pela SENAES o Plano Brasil Sem Miséria e a recomposição do Conselho Temático de Formação e Assistência Técnica - CTFAT.

Fonte: Secretaria Executiva do FBES em 07/12/2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.