quarta-feira, 4 de abril de 2012

Economia Solidária


Artesanato piauiense é reconhecido nacionalmente
Artesanato piauiense é reconhecido nacionalmente
No Piauí, o artesanato, além de ser reconhecido pela originalidade e qualidade, tem participação importante na economia. Um exemplo é o Polo Cerâmico do Poti Velho, localizado na zona norte da capital. A organização, que tem o  apoio do Sebrae no Piauí, será reconhecida como caso de sucesso de Inclusão Produtiva, em evento realizado pelo Sebrae Nacional, em Brasília, nos dias 3 e 4 de abril.

Representantes do Sebrae no Piauí, da Associação dos Artesãos em Cerâmica do Poti Velho (Arcepoti) e da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart Poti) participarão da inciativa, que vai mostrar como a produção do local evoluiu e como os trabalhadores do polo tiveram acesso a novos mercados.

“Os artesãos de Poti Velho terão a oportunidade de mostrar ao Brasil tudo aquilo que produzem. O Polo será a única unidade de produção artesanal presente no evento. Nosso trabalho foi selecionado como exemplo de inclusão produtiva entre todos os outros existentes no Brasil”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha. Em 1999, a instituição começou, no bairro Poti Velho, projeto de inserção social por meio do artesanato. Hoje, cerca de 150 pessoas daquela área vivem exclusivamente da atividade.

Em Brasília, será montado um estande para abrigar as peças artesanais produzidas no polo. No espaço, também serão exibidos vídeos sobre o progresso ocorrido na produção e sobre a geração de emprego e renda para os artesãos. Um outro vídeo também fará um comparativo sobre as atividades do polo, antes e depois da intervenção do Sebrae. As condições de produção, comercialização, melhoria da qualidade dos produtos, participação em feiras, exportações e a valorização da identidade local, também serão destaque como exemplos de práticas que contribuem para o avanço do polo no mercado.

Segundo a gestora do projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, “a organização, planejamento e geração de renda são pontos observados dentro do polo e que mostram como o artesanato piauiense está fortalecido e merece ser reconhecido”, afirma.

O artesanato do Piauí também é destaque no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Doze unidades produtivas do estado foram selecionadas como algumas das melhores do país.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Piauí em 02/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.