domingo, 1 de abril de 2012

Unisol promove encontro setorial de cooperativas               
 
Unisol promove encontro setorial de cooperativasRepresentantes de diversas cooperativas da área da construção civil do Brasil e da América Latina participam nesta terça-feira (27/03) do encontro setorial promovido pela Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil). O evento acontece no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, até a tarde desta quarta-feira (28/03).

As reuniões foram divididas em dez segmentos, um deles é o da construção civil. Esta é a oitava reunião setorial que acontece no País. Em cada temática são discutidas as boas ideias, as frustrações, dificuldades, sugestões de melhorias. “É uma troca de experiência e a partir desta troca, podemos construir uma pauta para discutir com o Governo federal melhores caminhos e possibilidades que podemos nos inserir”, disse o secretário geral da Unisol, Marcelo Rodrigues.

O primeiro evento setorial foi na Bahia sobre agricultura familiar em 2010. Os demais setores em que já ocorreram outros encontros são: apicultura, fruticultura, alimentação, confecção e têxtil, reciclagem, artesanato. E os setores da metalurgia e cooperativismo social ainda não realizaram o encontro.

Esta é a primeira reunião que conta com a participação de representantes de outros países. O presidente da Federação da Cooperativas de Trabalho Unidos de Florêncio Varela, na Argentina, Luiz Emílio Curutchet, afirmou que a reunião é essencial para melhorar o cooperativismo no mundo. “Com a troca de conhecimento das vivências de cada empreendimento, podemos encontrar soluções viáveis para cada cooperativa. Nós somos a primeira cooperativa após a criação da lei de cooperativismo da Argentina em 2003 e percebemos os avanços no nosso trabalho. A economia do nosso país não estava muito bem e nós conseguimos nos inserir e crescer neste cenário”.

Para o coordenador da Coohabras (Cooperativa Habitacional Central do Brasil), Ivanio Dickmann, a troca de experiências irá fortalecer o setor. “São diversas histórias boas, que podem servir de modelo para outras cooperativas e ainda sim discutirmos os principais problemas e buscar uma solução juntos”.

O secretário-geral da Unisol afirmou que apesar do mercado da construção estar aquecido, é necessário as cooperativas ganharem espaço para atender as pessoas de baixa renda. “Gostaríamos de ajudar a eliminar o déficit habitacional do País, e por isso, poderíamos estar inseridos dentro dos programas habitacionais do governo para atender a população de baixa renda, com uma moradia digna e com o preço justo. Através de eventos como esse, percebemos como podemos nos inserir neste contexto e através de quais modelos de cooperativas podemos alcançar isto”.

Partciparam do evento cooperativas dos estados Espirito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Amazonas, Minas Gerais. E de países como Uruguai e Argentina.
Fonte: Portal ABCD Maior em 29/03/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.