sexta-feira, 6 de abril de 2012

Notícias

Mais de 300 agricultores são habilitados para fornecer alimentos para a merenda escolar

Mais de 300 agricultores são habilitados para fornecer alimentos para a merenda escolarA Prefeitura de Porto Velho aumentou em 172% a participação dos produtores rurais da agricultura familiar na Chamada Pública para a compra de alimentos que serão destinados à merenda escolar. Em 2010, foram cadastrados 110 produtores e este ano, entre produtores individuais e associações e cooperativas, foram mais de 300 habilitados para fazer a venda direta às escolas. Para Fernanda Gomes Miranda, coordenadora da Agricultura Familiar, da Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Diale/Semed), a participação atendeu as expectativas projetadas este ano, o segundo em que a prefeitura realiza a Chamada Pública. “A primeira vez que trabalhamos com essa modalidade de aquisição de alimento foi no ano passado. Por conta disso, tínhamos a expectativa de que este ano a procura fosse bem melhor.

Foi o que ocorreu e essa ampliação dá à prefeitura a garantias de ofertar aos alunos da rede municipal de ensino uma alimentação de boa qualidade no que diz respeito ao aspecto de consumo como também nutricional”, afirmou.

Mostra de Alimentos
  
Nessa quarta-feira, 04, a Diale realizou no Teatro Banzeiros o “Dia das Amostras”, ocasião em que os agricultores colocaram em exposição os produtos que pretendem vender para as escolas do município. Participaram da amostra produtores rurais de várias regiões do município, como as linhas localizadas na BR 364, Jacy Paraná, assentamento Joana D’arc, União bandeirantes, entre outras.

 O agricultor Moisés Monteiro, 35 anos, que tem uma propriedade no quilômetro 13 da BR 364, disse que é a primeira vez que participa da Chamada Pública. Ele trabalha no cultivo de verduras e afirmou que já neste primeiro ano conseguiu aumentar sua renda em mais de 100%. “Antes eu vendia só para o atravessador que pagava por um cento trinta e cinco reais. Agora estou vendendo por setenta e cinco”, revelou.

A mesma opinião é a da produtora rural Gracy dos Santos Costa, 22 anos. “Essa é uma iniciativa muito boa que vai melhorar muito para gente. Agora vou participar todos os anos porque agora eu posso produzir porque tenho a certeza de que vou conseguir vender”, frisou. Podem participar da Chamada Pública tanto os agricultores informais (individual) como os formais, agrupados em associações e cooperativas. A quantidade de produtos deverá suprir as escolas da zona urbana e rural por 100 dias letivos. Ao fim desse período a prefeitura fará nova aquisição de alimentos. Por lei, no mínimo 30% do alimento da merenda escolar têm que ser adquirido dos agricultores familiares.

Fonte: Ascom em 05/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.