domingo, 1 de abril de 2012

Sistema OCB e Embrapa estudam oportunidades de trabalho entre as entidades
Transferência de tecnologias e conhecimentos será o foco da atuação conjunta
Com o objetivo de promover uma maior disseminação das tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, ao mesmo tempo, suprir necessidades das cooperativas brasileiras, representantes do Sistema OCB e do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa reuniram-se nesta sexta-feira (30/03), em Brasília (DF). Durante o encontro, propostas foram sugeridas e uma minuta de protocolo de intenções entre as entidades foi iniciada.
De acordo com o chefe do Departamento de Transferência de Tecnologias (DTT) da Embrapa, Lúcio Brunale, a parceria é mais que oportuna e trará benefícios a ambas as partes. “Essa possibilidade de trabalho conjunto é fundamental, e acreditamos numa condição muito favorável para que se efetive o quanto antes. Entendemos que a Embrapa tem condições de atender a anseios do cooperativismo, assim como o Sistema OCB também proporcionará respostas a necessidades nossas”, pontuou Brunale.
Segundo o dirigente, a capilaridade do cooperativismo é ideal para fazer com que os produtos da Embrapa cheguem de fato ao público de interesse – os produtores: “Para realizarmos transferência de tecnologia, é necessário conhecer o produtor e suas necessidades, identificar seu perfil e de suas regiões. A estrutura da Embrapa não permite esse alcance, ao contrário do sistema cooperativista, cujo contato com o segmento é constante e direto”.
O superintendente da OCB, Renato Nobile, endossou a expectativa de que a parceria se concretize o mais rápido possível, e disponibilizou a equipe para formar imediatamente um grupo de trabalho. “Demos início à construção de uma minuta para um protocolo de intenções. Nossa equipe técnica vai avaliar as oportunidades de parceria, do ponto de vista do Sistema OCB. A Embrapa fará o mesmo e, na próxima semana, nos encontraremos novamente para finalizar o escopo da parceria”, relatou. A reunião está prevista para a quinta-feira (5/4), na sede da Embrapa.
Oportunidades – Dentre algumas oportunidades de atuação conjunta entre Embrapa e Sistema OCB, foram destacadas a prospecção de demandas do cooperativismo para pesquisas, a realização de projetos de inclusão digital, além da capacitação de multiplicadores do conhecimento produzido pela Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.