domingo, 1 de abril de 2012

OCB-AM capacita 115 cooperados

OCB-AM capacita 115 cooperadosCooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

Apesar desse conceito, muitos cooperados ainda são leigos sobre a importância da participação de uma cooperativa. Com isso, o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Amazonas (OCB-AM), capacitou mais uma turma, com 115 cooperados da Cooperativa de Taxistas Golfinho, que completa este ano 11 anos de existência, no dia 18 de julho.

Pensando ainda no trabalho do dia a dia dos cooperados, a OCB-AM decidiu fazer um mini curso com carga horária de 3h, o que facilitou a participação dos envolvidos, atingindo quase 50% dos trabalhadores da cooperativa.

O presidente da Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Jr, disse que os dirigentes das cooperativas vem se mobilizando e se interessando cada vez mais, no sentido de oferecer aos cooperados, treinamentos voltados para a profissionalização das atividades econômicas e na gestão da cooperativa.

De acordo com o presidente da cooperativa Golfinhos, Marcelo Pinto Neder, que atua a 10 anos no ramo do cooperativismo, hoje a cooperativa esta com mais 113 candidatos, que estão em fase de estágio para em seguida, entrarem efetivamente dentro da cooperativa. “A cooperativa é feita de pessoas que se unem e caminham no mesmo sentido. Com isso, percebemos a importância dos nossos cooperados entenderem sobre o cooperativismo, principalmente na região norte, que precisa ser mais trabalhada e articulada sobre a essência e a cultura do cooperativismo. Com esse trabalho, queremos somar e multiplicar o cooperativismo”, disse Marcelo.

A instrutora de capacitação do sistema OCB-Am, Fernanda Gonçalvez, também destacou o interesse dos cooperados. “É de suma importância que os cooperados participem das capacitações, pois as informações estão sempre se atualizando a cada dia, e muitas das vezes eles não sabem seus direitos e deveres dentro de uma cooperativa, e principalmente como eles podem fortalecer o próprio negócio”, enfatizou a instrutora do curso.

Marcelo Neder ainda ressaltou que após a capacitação, os cooperados se mostraram satisfeitos com o curso, pois tiveram uma melhor visão da participação e do valor que eles tem dentro de uma cooperativa. “Notei que muitos que participaram do curso estão mais motivados com a cooperativa por conhecerem o papel que cada um desempenha dentro da cooperativa. Mas não queremos parar por aí. Agora, esperamos agendar com o sistema OCB-AM, uma nova data para capacitar os cooperados que não puderam participar deste curso”, finalizou o presidente da Golfinho.

Fonte: OCB-AM / Foto por: Samuel Rodrigo em 29/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.